Pular para o conteúdo principal

Livros preferidos

Mesmo correndo o risco de esquecer alguns, vou listar aqui os livros que mais amei na vida. Me sinto praticamente na obrigação de indicá-los aos amigos. E a recíproca também é muito bem-vinda! Então vamos lá:

Paris é uma Festa (Ernest Hemingway): O engraçado é que tentei lê-lo uma vez, odiei e devolvi para biblioteca. Depois uma personagem da novela do Manuel Carlos comentou sobre o livro e resolvi dar uma segunda chance. Foi perfeito. É poético, biográfico e narra um pouco da história dos escritores que viviam na Paris dos anos 20.
A Flor da Inglaterra (George Orwell): Esse é da lista das minhas leituras mais recentes. É sobre um homem que tenta resistir à vida pequeno-burguesa, mas aos poucos percebe que é praticamente impossível. Me conquistou pelo mau-humor engraçado e pela discussão “filosófica”
Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Márquez): Faz parte da lista de muita gente, então dispensa explicações
Os Cadernos de Don Rigoberto (Mario Vargas Llosa): Foi o primeiro que li do autor e foi diferente de tudo que eu havia lido até então. Sinceramente não sei explicar o livro, bom mesmo é ler e se deliciar
Anna Karenina (Tolstói): Gostei nem tanto pela história, mas pela maneira minuciosa com que o autor descreve os personagens. Parece até que lê mentes!
História da Arte: Não é literatura, mas me deixou feliz por um bom tempo (o livro tem umas 600 páginas, bem ilustradas). Para quem gosta de história da arte é um prato cheio
Capitães da Areia (Jorge Amado): Esse eu li em um daqueles momentos raros em que os professores do Ensino Fundamental te pedem para ler alguma coisa interessante. Depois desse li vários livros do Jorge Amado, e durante muitos anos ele foi meu autor preferido
As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley): Confesso que eu amooooo a sequência. Porque mistura amor, religião, intrigas palacianas e, principalmente, magia
A Mulher do Próximo (Gay Talese): esse livro é perigoso para pessoas altamente influenciáveis. Felizmente eu sou resistente (rs)
As Intermitências da Morte (José Saramago): Foi o livro que me abriu as portas para o autor. Acho simplesmente perfeito que Saramago, mesmo sendo um escritor pessimista (pelo menos eu acho), conseguiu fazer uma história linda, inteligente e essencial!
Um adivinho me disse (Tiziano Terzani): Esse foi indicação da Ana. É tipo um diário de viagem ao estilo Comer, Rezar, Amar. A diferença é que é bem escrito, inteligente e com aquele delicioso mau-humor que diverte a gente.
Ilusões Perdidas (Balzac): É um livro sobre um aspirante a literatura que acaba virando crítico de teatro. O título já diz tudo. Ótimo.
O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde): Pela discussão filosófica e, principalmente, pelos aforismos.
Paulo e Estevão: Livro lindo da literatura espírita. Sabe aqueles que fazem bem ao coração? Pois é.
Conhecimento do Inferno (Antonio Lobo Antunes): Esse, ao contrário de Paulo e Estevão, faz mal ao coração. Mas te deixa pensando por um bom tempo. Gosto disso também.
Conversa na Sicília (Elio Vittorini): Muita gente ganhou esse livro da entrega do Prêmio Samambaia. Por ser tão acessível (rs), achava que era um livro ruim. Mas não é.


A lista não acabou...O que acabou foi meu tempo. Volto em breve!...rs

Comentários

  1. Oba! Continue mesmo a lista, que vou aproveitar sugestões.

    ResponderExcluir
  2. Tb quero mais lista! O "História da Arte" é o E.H. Gombrich mesmo? Se for, o livro é ótimo, estou estudando ele... mas é muito caro (mão de vaca). Estou ensaiando para comprá-lo kkkk Tb vou aproveitar as sugestões. A Mulher do Próximo está lá em casa há séculos e não tive coragem ainda kkkk

    ResponderExcluir
  3. Já até salvei o posto no meu email que é pra comprar tudo isso na minha próxima loucura na saraiva (sempre tenho loucuras e compro mil livros que ficam encostados por meses... anos...?). Mas tenho um pedido: muda o fundinho do blog, tô custando a ler... hehehehe
    E outro pedido: posta logo a outra lista pra eu juntar tudo! ;D

    ResponderExcluir
  4. Oi, gente! Eu vou publicar uma nova lista, gostei disso!..hehe. Maria, é desse autor sim. Eu nunca consigo me lembrar o nome dele. Comprei na Saraiva e dividi em megas suaves prestações..rs. Mas vale o investimento, é livro de guardar para sempre. Marla, o fundinho ficou mais bonitinho?...hehee.

    ResponderExcluir
  5. Lista salva, e entra no planejamento do próximo ano. Mas ainda estou me rendendo a leituras do tipo: Crises de imagem, jornalismo no século xx, comunicação empresarial, dentre outras. Ah! estou lendo o novo do talease, vida de autor. BJão e obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Ah! Não entendi o comentário do Talease. rs. Poderia explicar? bj.

    ResponderExcluir
  7. Hebert, é melhor deixar pra lá..hihihihi.

    ResponderExcluir
  8. Olá Erika, primiera vez visitando o seu blog e amando os seus posts, principalmente esse, sobre os seus livros favoritos. Você realmente tem um ótimo gosto. Espero que sejamos amigos blogueiros. Grande abraço e já sigo seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Posso também? Crime e Castigo (Dostoievski); Crônica de uma morte anunciada e o Amor nos Tempos do Cólera(García Márquez); A Sangue Frio (Truman Capote). Dicas rapidinhas. Pq se fosse dizer todos, passaria o dia postando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Votação - qual a raça?

Pois é....Então eu completei 28 anos. E a sensação que eu tenho é que este ano estou mais jovem que no ano passado. Não é estranho? 28 parece menos que 27. Sério mesmo. Esse ano meu aniversário foi lindo. Apesar de nem todos os amigos estarem presentes, todos se lembraram de mim. Acho que tanta vibração positiva na minha vida é que faz com que as coisas dêem certo para mim. Minha vida parece tão perfeita que de vez em quando fico até com medo! Meus pais são legais, meus amigos idem, o namorado carinhoso, o trabalho divertido e até minha cachorrinha é engraçada. Por falar nisso, vocês acham que minha cachorra é pinscher ou chiuaua? Essa pesquisa foi encomendada pelo Rodrigo (rs)

Yes, you can!!!

Para os assuntos mais prosaicos....este blog! Então vamos lá. Tenho uma história de luta quase inglória para tirar a carteira de motorista. Meu primeiro processo foi tipo...um desastre. Sete tentativas e uma longa desistência. Eis que comecei a fazer terapia e, de brincadeira, falei para a Raquel que meus amigos organizavam um movimento para eu debater esse assunto nas sessões. Falei por brincadeira e nunca mais pude deixar o assunto de lado, por mais que quisesse. E assim, para tentar mudar o foco das minhas sessões (brincadeira, não só por isso), reabri o processo no início deste ano. Sem muita fé, sem muita animação. As aulas demoraram a começar. Mas, vejam só….eu passei! Na primeira tentativa! Primeira tentativa do segundo processo, mas ainda assim primeira tentativa!...rs. Durante esta semana eu estava tentando dominar aquele pensamento que me dizia “isso é impossível”. Até ontem estava um pouco nessa vibe, bem nervosa. Mas hoje me olhei no espelho e disse: coragem, mulher! E...

Para não abandonar

* Me recuso a deixar esse espaço abandonado. Então, apesar de não estar inspirada, vou escrever quelque chose . Hum....Terminei de ler um livro ótimo: A Flor da Inglaterra , de George Orwell. É a primeira vez que leio um livro estrangeiro em que eu reconheço os cenários. Picadilly Circus, Leicester Square...eu fui! (rs). Doesn't matter. Voltando ao livro. É muito engraçado, e duvido muito que todos nós não nos reconheçamos em algum momento em Gordon Comstock e sua vida pequeno-burguesa guiada pelo dinheiro. Gordon e sua implicância com as aspidistras. Sério, eu acho que tenho talento para encontrar livros bons. Fica a dica para quem quiser se deliciar com uma literatura engraçada sobre o mau humor. * Agora volto firme no propósito de ler mais um livro em francês. Pulei da faixa da edição super facilitada para uma apenas facilitada. Estou compreendendo bem. Agora só me falta usar isso para fazer construções orais. A parte mais difícil é essa. Afinal, sempre gostei mais de ler do que...