Pular para o conteúdo principal

Livros preferidos

Mesmo correndo o risco de esquecer alguns, vou listar aqui os livros que mais amei na vida. Me sinto praticamente na obrigação de indicá-los aos amigos. E a recíproca também é muito bem-vinda! Então vamos lá:

Paris é uma Festa (Ernest Hemingway): O engraçado é que tentei lê-lo uma vez, odiei e devolvi para biblioteca. Depois uma personagem da novela do Manuel Carlos comentou sobre o livro e resolvi dar uma segunda chance. Foi perfeito. É poético, biográfico e narra um pouco da história dos escritores que viviam na Paris dos anos 20.
A Flor da Inglaterra (George Orwell): Esse é da lista das minhas leituras mais recentes. É sobre um homem que tenta resistir à vida pequeno-burguesa, mas aos poucos percebe que é praticamente impossível. Me conquistou pelo mau-humor engraçado e pela discussão “filosófica”
Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Márquez): Faz parte da lista de muita gente, então dispensa explicações
Os Cadernos de Don Rigoberto (Mario Vargas Llosa): Foi o primeiro que li do autor e foi diferente de tudo que eu havia lido até então. Sinceramente não sei explicar o livro, bom mesmo é ler e se deliciar
Anna Karenina (Tolstói): Gostei nem tanto pela história, mas pela maneira minuciosa com que o autor descreve os personagens. Parece até que lê mentes!
História da Arte: Não é literatura, mas me deixou feliz por um bom tempo (o livro tem umas 600 páginas, bem ilustradas). Para quem gosta de história da arte é um prato cheio
Capitães da Areia (Jorge Amado): Esse eu li em um daqueles momentos raros em que os professores do Ensino Fundamental te pedem para ler alguma coisa interessante. Depois desse li vários livros do Jorge Amado, e durante muitos anos ele foi meu autor preferido
As Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley): Confesso que eu amooooo a sequência. Porque mistura amor, religião, intrigas palacianas e, principalmente, magia
A Mulher do Próximo (Gay Talese): esse livro é perigoso para pessoas altamente influenciáveis. Felizmente eu sou resistente (rs)
As Intermitências da Morte (José Saramago): Foi o livro que me abriu as portas para o autor. Acho simplesmente perfeito que Saramago, mesmo sendo um escritor pessimista (pelo menos eu acho), conseguiu fazer uma história linda, inteligente e essencial!
Um adivinho me disse (Tiziano Terzani): Esse foi indicação da Ana. É tipo um diário de viagem ao estilo Comer, Rezar, Amar. A diferença é que é bem escrito, inteligente e com aquele delicioso mau-humor que diverte a gente.
Ilusões Perdidas (Balzac): É um livro sobre um aspirante a literatura que acaba virando crítico de teatro. O título já diz tudo. Ótimo.
O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde): Pela discussão filosófica e, principalmente, pelos aforismos.
Paulo e Estevão: Livro lindo da literatura espírita. Sabe aqueles que fazem bem ao coração? Pois é.
Conhecimento do Inferno (Antonio Lobo Antunes): Esse, ao contrário de Paulo e Estevão, faz mal ao coração. Mas te deixa pensando por um bom tempo. Gosto disso também.
Conversa na Sicília (Elio Vittorini): Muita gente ganhou esse livro da entrega do Prêmio Samambaia. Por ser tão acessível (rs), achava que era um livro ruim. Mas não é.


A lista não acabou...O que acabou foi meu tempo. Volto em breve!...rs

Comentários

  1. Oba! Continue mesmo a lista, que vou aproveitar sugestões.

    ResponderExcluir
  2. Tb quero mais lista! O "História da Arte" é o E.H. Gombrich mesmo? Se for, o livro é ótimo, estou estudando ele... mas é muito caro (mão de vaca). Estou ensaiando para comprá-lo kkkk Tb vou aproveitar as sugestões. A Mulher do Próximo está lá em casa há séculos e não tive coragem ainda kkkk

    ResponderExcluir
  3. Já até salvei o posto no meu email que é pra comprar tudo isso na minha próxima loucura na saraiva (sempre tenho loucuras e compro mil livros que ficam encostados por meses... anos...?). Mas tenho um pedido: muda o fundinho do blog, tô custando a ler... hehehehe
    E outro pedido: posta logo a outra lista pra eu juntar tudo! ;D

    ResponderExcluir
  4. Oi, gente! Eu vou publicar uma nova lista, gostei disso!..hehe. Maria, é desse autor sim. Eu nunca consigo me lembrar o nome dele. Comprei na Saraiva e dividi em megas suaves prestações..rs. Mas vale o investimento, é livro de guardar para sempre. Marla, o fundinho ficou mais bonitinho?...hehee.

    ResponderExcluir
  5. Lista salva, e entra no planejamento do próximo ano. Mas ainda estou me rendendo a leituras do tipo: Crises de imagem, jornalismo no século xx, comunicação empresarial, dentre outras. Ah! estou lendo o novo do talease, vida de autor. BJão e obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Ah! Não entendi o comentário do Talease. rs. Poderia explicar? bj.

    ResponderExcluir
  7. Hebert, é melhor deixar pra lá..hihihihi.

    ResponderExcluir
  8. Olá Erika, primiera vez visitando o seu blog e amando os seus posts, principalmente esse, sobre os seus livros favoritos. Você realmente tem um ótimo gosto. Espero que sejamos amigos blogueiros. Grande abraço e já sigo seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Posso também? Crime e Castigo (Dostoievski); Crônica de uma morte anunciada e o Amor nos Tempos do Cólera(García Márquez); A Sangue Frio (Truman Capote). Dicas rapidinhas. Pq se fosse dizer todos, passaria o dia postando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem América do Sul - parte 5: Peru

Lamentei muito mesmo ter deixado o Peru para o final da viagem, porque é um país maravilhoso e a minha bateria já estava praticamente esgotada. Mas não havia muito o que fazer. Eram muitos os destinos e um deles ia acabar sendo sacrificado mesmo. Cheguei em Lima no dia 1º de julho ha hora do almoço e minha primeira impressão da cidade, lá do alto do avião, foi: tem cor de tijolo (rs). Depois, olhando para o céu, vi tudo tão cinza que pensei que iria chover. Mas o detalhe é que lá não chove nunca e o céu fica sempre encoberto. Que coisa, né? A cor de tijolo e o cinza do céu, porém, não descrevem a cidade lá debaixo. Ela é cheia de construções coloridas e para mim a cor amarela gritava aos olhos. E eu ficava olhando tudo e buscando referências para um dia construir uma casa parecida. O amarelo é uma cor que amo muito. Fiquei hospedada em um hostal super bacana chamado Pradera, bem em Miraflores. Como estava muito curiosa para conhecer a cidade acabei embarcando em um daquele

Pensar dói

No tédio danado que é o dia de domingo sem o Rodrigo, meus pais e meus amigos por perto, me dediquei a ler o livro Na Praia, de Ian McEwan. Finalmente encontrei uma obra literária interessante este ano. Mal terminei de ler o texto e já tive vontade de recomeçá-lo. Lindo, lindo, lindo e mais lindo ainda. Ai, quem me dera escrever desse jeito um dia! Hoje comprovei o que sempre desconfiava: ficar sozinha com meus pensamentos me deixa um pouco triste. Tantas coisas passam pela minha cabeça: saudades, angústias, medos. Mas gosto de ter este tempinho para refletir. Gosto de ter certeza do que quero e pensar o que preciso mudar. O que me preocupa, claro, é meu futuro. Não o profissional, que se mostra cada dia mais incerto. Meu medo é que pessoas muito importantes hoje na minha vida não façam parte dela depois. E esta possibilidade me angustia muito. Queria o Rodrigo aqui, agora, para deitar no peito dele e simplesmente dormir...