segunda-feira, 22 de março de 2010

Insônia


Há algumas semanas comecei a sofrer com a insônia. Vou me deitar e o cérebro não desliga. Fica pensando na matéria que fiz, nos nós que vou ter de desatar no dia seguinte, nos projetos para o futuro que estão ficando cada vez mais deixados de lado... Nunca tinha sofrido com insônia, mas posso dizer que é uma coisa irritante. E que está comprometendo muito minha qualidade de vida. Sabe, eu devo ser a única pessoa no mundo que consegue ter pressão baixa e insônia ao mesmo tempo...São duas coisas que, teoricamente, não deveriam estar juntas. Mas como boa Pollyanna que sou, penso que se não fosse pela pressão baixa minha situação seria ainda mais periclitante. Para quem sofre do mesmo mal, vão aí algumas dicas que passarei a experimentar hoje.

- Evitar fumar e tomar café, chá preto, refrigerantes à base de cola e qualquer item que contenha cafeína ou nicotina
- Evitar refeições pesadas antes de dormir
- Fazer exercícios físicos, de preferência pela manhã
- Tomar um banho morno pouco antes de dormir
- Fazer uma refeição leve (por exemplo, leite ou derivados), pouco antes de dormir
- Evitar TV ligada, relógio, luz, barulho e qualquer tipo de distração dentro do quarto
- Se não conseguir dormir após 20 a 30 minutos, não fique tentando, saia do quarto e se distraia, lendo, por exemplo
- Nunca leve problemas, angústias e preocupações para a cama, tente resolvê-los ao longo do dia.

6 comentários:

  1. Então são duas pessoas com pressão baixa e problema de insônia, quer dizer, meu sono melhorou consideravelmente depois que passei a ter um trabalho apenas... rs. Isso é stress minha cara, tem que desencanar um pouco do trabalho e be happy! bjoss

    ResponderExcluir
  2. Só vale dar dica depois que tiver tentado e resolvido, né?

    ResponderExcluir
  3. Natação.... Minha insônia se resolveu assim...

    ResponderExcluir
  4. A Ana tá certa, o melhor remédio é atividade física. Principalmente de manhã. O tênis foi muito bom para mim. O mais importante, porém, é não encanar. Eu sei que é difícil, mas não fique nervosa porque não dorme. Porque daí vira uma bola de neve. Eu já sofri muito com isto. Pense que se não dormir vai fazer o que? Isto, infelizmente, não se resolve apertando um botão. E a Maria tb tá certa, isto é estresse. Mas, do mesmo modo que o estress demora para vir ele demora para passar. Não existem remédios a curto prazo. Por isto busque, mas não se fruste porque não consegue ficar menos estressada e/ou preocupada. Além de exercícios, aproveitar bem o dia e desencanar com a insônia, posso te recomendar conversar com outra pessoa, isto tb ajuda. Ahhhhh, e tome chá de erva doce com erva cidreira, é muito bom. Tem um chá que se chama Doces Sonhos (se não me engano), que já vem tudo junto. Tome antes de dormir. Ajuda muito. Enfim, percebe-se que tenho muita experiência nesta área, infelizmente, rsrsrsrs. Aliás, quando leio um post deste como o seu me dá vontade de nunca mais trabalhar na vida, rsrs!! bjos!!

    ResponderExcluir
  5. PS: Tome erva doce, erva cidreira dá queda de pressão (experiência própria) rs

    ResponderExcluir
  6. Dona Maria,
    cuidado com essas sugestões de ervas da cumadi...hahaha se bem que ajudaria...hahaha
    escuta, eu sofro disso já há anos e, pelo menos para mim, eu resolvo mais ou menos assim: não dou conta de dormir, então me levanto da cama e vou para a sala. Ligo a televisão ou leio um livro. Em dez minutos estou dormindo. O que me faz acreditar que a insônia só piora quando se fica pensando nela (e, creia-me, ficar na cama é pior nesse caso). Tome sim um chá, um leite quente e tente não pensar em muita coisa (daí a televisão ser uma ótima companhia nesse momento...). E se nada disso resolver, vai na farmácia e compra um rivotril... mas não se esqueça de ligar o despertador antes, porque senão vc atravessará o dia dormindo. Se não tiver rivotril, toma Dramin ou uma anti-alérgico como o Poloramine (credo, que declaração pública de hipocondrismo...hahahaha)
    Beijos!

    ResponderExcluir