Pular para o conteúdo principal

Orientações para contato com o Ser

Como toda jornalista que se preze, ao entrar em contato com um assunto tento pesquisar tuuuuuuudo sobre ele. Creio que sempre no intuito de me tornar especialista em generalidades. Como estou muito contente com minha terapia, obviamente que estou pesquisando a linha da minha terapeuta e tentando entender um pouco mais esse universo. Pelo que entendi ela segue a linha de um médico chamado Dimas e, nas sessões, falamos muito sobre o Ego e Eu Superior. Olhando o site dele encontrei algumas orientações para o contato com o Ser que achei interessantes e compartilho aqui para quem interessar possa. O site dele tem outros assuntos legais http://www.dimascalegari.med.br/

Orientações para contato com o Ser

  1. Fale de si próprio, deste seu momento e não do outro ou de sua história.
  2. Retome constantemente suas sensações corporais, sentimentos e emoções.
  3. Expresse o que sente através de suspiros, choro, emoção, anseios de tocar, apoiar o outro ou pedir ajuda.
  4. Nomeie o que sente e reflita sobre o que sente; reflita sobre seu próprio Eu.
  5. Comunique ao outro as reflexões que faz sobre si mesmo. Afirme seu Eu!
  6. Ouça atentamente o que o outro fala dele mesmo. Olhe-o diretamente. Afirme e receba o Eu que se comunica!
  7. Tome consciência de sua resposta interna (sensação, sentimento, emoção) ao receber a comunicação da outra pessoa.
  8. Expresse e comunique suas sensações, sentimentos e emoções em relação à comunicação do outro. Não fale dele, não o julgue, não o analise, não o avalie; comunique apenas o que você sente internamente! Por exemplo: "Eu me sensibilizo com sua dor, sua situação move também a minha dor".
  9. Só dê sua opinião quando o outro solicitar alguma avaliação ou conselho, porém comece sempre expondo como você se sente no momento. Por exemplo: "Eu me sinto sensibilizado com sua pessoa e como você está me permitindo, gostaria de dizer-lhe que..."
  10. Clareie para você mesmo o que você percebe, o que você sente e o que você pensa sobre o outro. Você pode percebê-lo cabisbaixo, triste, sentir-se preocupado com ele, e talvez esteja muito interessado em saber o que se passa. Não interprete o estado dele. Seja franco e direto: "Eu o percebo cabisbaixo, estou preocupado com seu estado e gostaria de saber o que se passa com você, se você se sentir à vontade para se expor!. É importante aceitá-lo não disponível para se expor!
  11. Desfrute de seus momentos de contato com seu Ser, não importando onde você esteja: num bar, numa roda de amigos, numa relação amorosa, num momento de sua espiritualidade, etc.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novidades....tudo sem acento!

Eu tenho um irmao viciado em jogos de internet. Por isso meu computador vive cheio de virus. E tambem por isso nao posso acentuar as palavras como gostaria. Nao bastassem as falhas no cerebro que as vezes me fazem errar as palavras, ainda tem este computador sem acento. Nao, ninguem merece. Como atualizar um blog assim? So para constar, minhas aulas de violao continuam otimas. Meu professor me elogia muito, diz que tenho muita musicalidade e que sao raras as pessoas que tiram musica "de ouvido" como eu. O Rodrigo acha que ele diz isso para eu continuar as aulas. Mas prefiro acreditar que tenho talento. Nao custa nada!..rs. Um dia convido voces para um recital. Saibam que isto eh uma ameaça! Esta semana resolvi alguns assuntos sobre minha contrataçao. Nao, amigos, nao se animem. Eh uma contrataçao "definitiva" por um ou dois meses. Minha esperança eh que acabem me esquecendo e eu fique por la mais algum tempo..ehhehe. No mais eh so. Inte!

Yes, you can!!!

Para os assuntos mais prosaicos....este blog! Então vamos lá. Tenho uma história de luta quase inglória para tirar a carteira de motorista. Meu primeiro processo foi tipo...um desastre. Sete tentativas e uma longa desistência. Eis que comecei a fazer terapia e, de brincadeira, falei para a Raquel que meus amigos organizavam um movimento para eu debater esse assunto nas sessões. Falei por brincadeira e nunca mais pude deixar o assunto de lado, por mais que quisesse. E assim, para tentar mudar o foco das minhas sessões (brincadeira, não só por isso), reabri o processo no início deste ano. Sem muita fé, sem muita animação. As aulas demoraram a começar. Mas, vejam só….eu passei! Na primeira tentativa! Primeira tentativa do segundo processo, mas ainda assim primeira tentativa!...rs. Durante esta semana eu estava tentando dominar aquele pensamento que me dizia “isso é impossível”. Até ontem estava um pouco nessa vibe, bem nervosa. Mas hoje me olhei no espelho e disse: coragem, mulher! E...

Votação - qual a raça?

Pois é....Então eu completei 28 anos. E a sensação que eu tenho é que este ano estou mais jovem que no ano passado. Não é estranho? 28 parece menos que 27. Sério mesmo. Esse ano meu aniversário foi lindo. Apesar de nem todos os amigos estarem presentes, todos se lembraram de mim. Acho que tanta vibração positiva na minha vida é que faz com que as coisas dêem certo para mim. Minha vida parece tão perfeita que de vez em quando fico até com medo! Meus pais são legais, meus amigos idem, o namorado carinhoso, o trabalho divertido e até minha cachorrinha é engraçada. Por falar nisso, vocês acham que minha cachorra é pinscher ou chiuaua? Essa pesquisa foi encomendada pelo Rodrigo (rs)