Pular para o conteúdo principal

Quero-te pra ti mesmo

Não te quero
Só pra mim
E nem poderia
Quero-te
Pra ti mesmo
E para tua
Própria vida
Quanto mais
Fores o que
Quiseres
Mais serás
O que eu queria...
(Luis Poeta)

Esse poema é um ideal de vida para mim. Li quando morei no Rio de Janeiro e, desde então, tenho me esforçado para pensar assim. Não é fácil, claro – tanto que já me desviei do meu propósito diversas vezes. Mas pela primeira vez na vida me sinto totalmente ridícula quando percebo que estou insatisfeita com alguma pessoa que não se comporta como eu gostaria. Não é estranho conhecermos alguém, gostarmos dela exatamente como ela é, e depois querer mudá-la? Por que será que o ser humano tem necessidade de fazer isso? Não consigo encontrar uma resposta razoável.

Também já tive muito medo de que as pessoas que convivem comigo fosse mudando ao longo do tempo. Pior: mudar de uma maneira que eu achasse que não me beneficiasse na relação. Hoje penso diferente. É impossível controlar as mudanças na vida de alguém. Mudam-se os objetivos, a rotina, os desejos, muitas vezes até os sentimentos. É assustador, mas também enriquecedor.

Com pessoas que estão sempre tentando mudar, abertas para o mundo, para as novidades, acabamos crescendo muito mais também. Nada mais entediante que uma pessoa estagnada, que só conversa os mesmos assuntos, que nunca muda o rumo, que tem medo de tudo. Por mais difícil que seja nos adaptarmos às mudanças do outro, acho que vale a pena tentar.

Comentários

  1. Dona Maria linda do meu coração!
    que saudades de vc! apertadinhas! adorei o blog novo! adorei a cor. Como você está?? sonhei com vc anteontem, quero contar depois.
    Te amo. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Erika, parabéns pelo novo blog. Falando nisto, mudar é sempre bom, apesar do desafio de se acostumar a elas. Acho que já conversamos isto uma vez, lembra? Querer tentar sempre mudar as pessoas deve ser muito mais uma frustação de saber que o perfeito não existe. O ideal mesmo é tentar conviver com as diferenças, sempre minimizando os defeitos. Bjão e muitas saudades.Te adoro.

    ResponderExcluir
  4. Oi, vou nem dizer que adorei, porque adorei e você sabe, rs. Acho que o grande passo para o início do meu amadurecimento (ainda em processo) foi quando percebi que não posso prender as pessoas em minha jaula particular. Passei a encarar isso de forma serena. Hoje posso dizer que estou mais em paz. Te amo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem América do Sul - parte 5: Peru

Lamentei muito mesmo ter deixado o Peru para o final da viagem, porque é um país maravilhoso e a minha bateria já estava praticamente esgotada. Mas não havia muito o que fazer. Eram muitos os destinos e um deles ia acabar sendo sacrificado mesmo. Cheguei em Lima no dia 1º de julho ha hora do almoço e minha primeira impressão da cidade, lá do alto do avião, foi: tem cor de tijolo (rs). Depois, olhando para o céu, vi tudo tão cinza que pensei que iria chover. Mas o detalhe é que lá não chove nunca e o céu fica sempre encoberto. Que coisa, né? A cor de tijolo e o cinza do céu, porém, não descrevem a cidade lá debaixo. Ela é cheia de construções coloridas e para mim a cor amarela gritava aos olhos. E eu ficava olhando tudo e buscando referências para um dia construir uma casa parecida. O amarelo é uma cor que amo muito. Fiquei hospedada em um hostal super bacana chamado Pradera, bem em Miraflores. Como estava muito curiosa para conhecer a cidade acabei embarcando em um daquele

Pensar dói

No tédio danado que é o dia de domingo sem o Rodrigo, meus pais e meus amigos por perto, me dediquei a ler o livro Na Praia, de Ian McEwan. Finalmente encontrei uma obra literária interessante este ano. Mal terminei de ler o texto e já tive vontade de recomeçá-lo. Lindo, lindo, lindo e mais lindo ainda. Ai, quem me dera escrever desse jeito um dia! Hoje comprovei o que sempre desconfiava: ficar sozinha com meus pensamentos me deixa um pouco triste. Tantas coisas passam pela minha cabeça: saudades, angústias, medos. Mas gosto de ter este tempinho para refletir. Gosto de ter certeza do que quero e pensar o que preciso mudar. O que me preocupa, claro, é meu futuro. Não o profissional, que se mostra cada dia mais incerto. Meu medo é que pessoas muito importantes hoje na minha vida não façam parte dela depois. E esta possibilidade me angustia muito. Queria o Rodrigo aqui, agora, para deitar no peito dele e simplesmente dormir...